19 maio 2010

Top 10 Jogos Grátis


1 – TrackMania Nations Forever
Em 2003, a desconhecida produtora francesa Nadeo lançou um pequeno jogo chamado TrackMania. Este sobressaiu devido ao seu editor de circuitos e à ausência de colisões. Era apenas o jogador contra o relógio.
A série rapidamente se expandiu e primeiro veio TrackMania Nations, um jogo gratuito que se tornou extremamente popular. Em Abril de 2008 TrackMania Nations Forever foi disponibilizado, novamente gratuito, ainda mais divertido e com muito mais conteúdo.

2 – The Suffering
The Suffering foi lançado em 2004 pela Midway e passou a ser disponibilizado gratuitamente a partir de Setembro de 2008, suportado por publicidade in-game.
Este jogo foi considerado como uma boa adição ao género survival horror, focando-se em Torque, um homem erradamente acusado de assassinar a sua mulher e dois filhos – ou talvez não, já que The Suffering oferece três finais completamente diferentes, consoante as acções do jogador.
Estamos a fazer figas para que a sequela, Ties That Bind, também seja disponibilizada gratuitamente.


3 – Wolfenstein: Enemy Territory
‘Pessoal, vamos fazer uma expansão para Return to Castle Wolfenstein!’. Grande ideia, ou pelo menos assim parecia. O modo a solo não passou de uma grande confusão, levando a que a Splash Damage desistisse.
Bem, não inteiramente. Em Maio de 2003 disponibilizaram a vertente multiplayer como um jogo gratuito stand-alone, e com grande sucesso. Tanto que em 2007 foi lançada uma sequela comercial, Enemy Territory: Quake Wars.


4 – Sam & Max Episode 4: Abe Lincoln Must Die!
A Telltale Games fez um óptimo trabalho com o regresso da dupla de detectives Sam & Max, e o aspecto episódico possibilitou algumas histórias bem variadas. Abe Lincoln Must Die!, onde o famoso presidente se passou dos carretos, foi disponibilizado como freeware e não pode ser perdido pelos fãs de aventuras.
É divertido, com um sentido de humor perverso e ainda que curto, o jogo oferece uma boa dose de gargalhadas.


5 – Psi-Ops: The Mindgate Conspiracy
Psi-Ops foi lançado em Junho de 2004 e foi também em Junho, mas de 2008, que passou a ser oferecido como download grátis com publicidade in-game.
Este é um jogo de acção na terceira pessoa com uma ideia inteligente, que é a capacidade que temos de usar poderes psíquicos como armas inestimáveis. Nick Scryer tem de combater uma organização terrorista e pelo caminho encontra alguns inimigos bem inteligentes e cheios de recursos.
E apesar do ecrã final mostrar um “To be continued”, é melhor não esperarem sentados. É que a Midway já foi desta para melhor.


6 – Command & Conquer: Red Alert / Tiberian Dawn / Tiberian Sun
Não é a série que começou toda a história da estratégia em tempo real – esse mérito é regularmente atribuído a Dune II, dos mesmos criadores, Westwood Studios – mas soube tirar grande proveito das lições previamente aprendidas.
Lançado em 1995, Command & Conquer foi universalmente aclamado como a melhor coisa de sempre e impulsionou o género dos RTS. Em 2007 a Electronic Arts decidiu oferecê-lo como download gratuito, uma estratégia de marketing para comemorar o 12º aniversário da série e o lançamento iminente de Command & Conquer: Red Alert 3. Em 2010, a oferta estende-se a outros jogos da série. Não percam esta lição de história.


7 – F.E.A.R. Combat
Ficamos com o quê se retirarmos a F.E.A.R. a sua campanha a solo? Um excelente modo multiplayer. Em Agosto de 2006, F.E.A.R. Combat foi disponibilizado como um jogo grátis, permitindo confrontos entre possuidores desta versão e do F.E.A.R. comercial.
Podem contar com todos os efeitos em câmara lenta do jogo original, ainda que com algumas restrições dada a natureza multiplayer da coisa.


8 – Grand Theft Auto / Grand Theft Auto 2
O segundo jogo pode ser antigo (e nem vamos mencionar o primeiro), tendo sido lançado em Outubro de 1999, mas é o precursor do revolucionário Grand Theft Auto III. Mais do que um jogo, é uma lição de história e de como a Rockstar criou uma das mais famosas séries de videojogos de sempre.
Em Dezembro de 2004, GTA 2 ficou grátis para todos, e podemos compará-lo a Grand Theft Auto IV e perceber a evolução. Só pela piada.


9 – Savage 2: A Tortured Soul
Savage 2 é desenvolvido e publicado pela S2 Games, lançado em Janeiro de 2008 e tornado gratuito oficialmente em Dezembro do mesmo ano. É uma bela mistura: tem elementos de jogo de acção na primeira pessoa, estratégia em tempo real e de role-play, num ambiente de fantasia e ficção científica. Muita areia para a nossa camioneta?
Savage 2 teve boas análises e foi elogiado pela sua originalidade e foco no jogo em equipa. Ainda que grátis, os jogadores podem optar por uma conta Premium para ter mais umas quantas opções.
10 – Area 51
A famosa e secreta (doces opostos) base militar deu origem a um jogo de acção na primeira pessoa criado pela Midway em 2005, que contava com a voz de talentos como David Duchovny (X-Files) e Marilyn Manson (o tal rockstar satanista que até fez alguns bons álbuns).
Area 51 teve críticas competentes e acabou por ter como sequela o mediano BlackSite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...