07 dezembro 2010

Para doar é só falar...

É muito fácil e rápido se tornar um doador. Não é preciso deixar nada por escrito,
apenas uma comunicação verbal já é o suficiente. Informe a sua vontade para a sua família,
já que apenas eles podem autorizar a remoção de órgãos e tecidos para doação.

http://colunistas.ig.com.br/cip/files/2010/09/doacao.jpg

A Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) e a Novartis promovem a campanha que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos.

A campanha já está em seu segundo ano e pode ser resumida em três palavras: informação, desmistificação e solidariedade.

Segundo o Dr. Ben-Hur Ferraz Neto, presidente da ABTO, muitos desconhecem a triste realidade de milhares de brasileiros cuja única salvação é o transplante. Os pacientes ficam aguardando um doador que pode nem sequer aparecer. “O drama da espera adoece um grande círculo de familiares e amigos. E, infelizmente, ninguém está livre dessa possibilidade” destaca o doutor.

“Com essa campanha, queremos que as pessoas pensem e debatam sobre a doação para aumentarmos a corrente de solidariedade em prol dessa causa”, declara Dr. Ben-Hur. Para se tornar doador, não é preciso deixar nada por escrito. Uma comunicação verbal é suficiente. Apenas a família pode autorizar a remoção de órgãos e tecidos para um transplante.

Para estimular o engajamento e mostrar a facilidade de se tornar um doador de órgãos e tecidos, foi criado o concurso cultural “Para Doar é só Falar”.

O concurso incentiva as pessoas a criarem vídeos de até 30 segundos sobre o assunto. Os vídeos estarão disponíveis no site da campanha e depois de uma votação popular e de um comitê especializado, será escolhido o grande ganhador que, além de ser premiado, ainda se tornará o embaixador da campanha “Estenda a mão para essa causa”.

http://colunistas.ig.com.br/cip/files/2009/09/ABTO.JPG
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Olá, blogueiro (a),
    Salvar vidas por meio da palavra. Isso é possível.
    Participe da Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Divulgue a importância do ato de doar. Para ser doador de órgãos, basta conversar com sua família e deixar clara a sua vontade. Não é preciso deixar nada por escrito, em nenhum documento.
    Acesse www.doevida.com.br e saiba mais.
    Para obter material de divulgação, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
    Atenciosamente,
    Ministério da Saúde
    Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...